TORREFAÇÃO
Selecionamos os melhores cafés brasileiros que encontramos a cada safra. Mantemos relações próximas com nossos produtores.
Nos certificamos de que os cafés tiveram qualidade e atenção em todo o processo produtivo, e com responsabilidade social e ambiental.
Trazemos para o Coffee Lab estes microlotes de cafés especiais selecionados e desenvolvemos perfis de torra específicos para cada um, com o objetivo de valorizar todo o potencial de cada café na xícara do nosso consumidor.
O desenvolvimento de perfis de torra é um processo longo e muito técnico, através do qual testamos exaustivamente a forma como cada café se comporta com relação a alterações nas variáveis envolvidas no processo de torra, como temperaturas iniciais, finais e sua curva, tempo, e fluxo de ar no interior do tambor. Chegamos a testar dezenas de perfis diferentes até chegarmos naquele que consideramos o melhor possível para aquele determinado microlote, e só então o utilizamos em nossa cafeteria e o colocamos em nossas gôndolas.
O café brasileiro por Isabela Raposeira
Antes de se transformar uma das profissionais do café mais renomada no mundo, Isabela Raposeiras foi dançarina, atriz e professora de inglês. Carioca da gema e filha de pais nômades, já morou em vários cantos do Brasil. Enquanto estudava psicologia uma amiga a convidou para montar um café. Deu muito certo.
Estudiosa e caxias, é conhecida pela sua personalidade forte e autêntica, por sua batalha pelo café brasileiro e seu perfeccionismo em tudo que faz. Agarrou-se com unhas e dentes do primeiro café servido até os inúmeros campeonatos internacionais onde se destacou.
Pelas melhores cafeterias do mundo afora, todos já ouviram falar do seu espaço Coffee Lab, que já recebeu mais de 4000 mil alunos em seus cursos e milhares de clientes brasileiros e estrangeiros entre assíduos e curiosos.
Mestre de torra e pioneira no trabalho com cafés especiais brasileiros, do campo à xícara, Isabela é engajada na valorização do trabalho dos produtores e da matéria prima pelo Brasil a fora.
Food Forum - 2019
Um pouco sobre o trabalho no Coffee Lab
Como mantemos o café cru:
Os grãos crus são retirados das sacas para que não absorvam seu aroma. São mantidos em caixas industriais para alimentos, escuras e mapeadas.
Mantemos nossos grãos em ambiente climatizado e com umidade controlada para que o perfil de torra seja repetido com precisão.
Os grãos crus mais sensíveis são mantidos em embalagem a vácuo.
Como torramos nossos grãos:
Torras controladas por reprodução precisa do perfil escolhido individualmente para cada grão.
Torras individuais para cada grão nos casos de blends.
Torras semanais para manutenção de matéria prima sempre fresca.
Todo o processo de produção realizado por Isabela Raposeiras e equipe de Baristas Seniores.
Nossos principais equipamentos:
Torrador Diedrich com capacidade para 12kg por torra; considerado um dos melhores do mundo para torra de precisão de cafés de qualidade.
Máquinas de espresso La Marzocco e Nuova Simonelli WBC para testes de performance dos cafés no método Espresso.
Moinhos Bunn, Ditting, Mahlkonig e Compak.
Computador específico para controle de todos os lotes de torra realizados no Coffee Lab.